Aprenda a desenhar a carreira que traz mais felicidade e energia para você, todos os dias!

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto para receber dicas de gestão de carreira e liderança.

Como você alimenta seu capital intelectual?
17 de abril de 2014
Você tem fome do quê?
23 de junho de 2014

emqualfase-1-297x300Conhece os setênios?

É um estudo baseado na medicina tradicional chinesa e na antroposofia – uma vertente médica que cuida do corpo, da mente, da alma e do espírito.

Segundo esse estudo, mudamos de fase a cada 7 anos, os setênios. Cada período tem características próprias e marca uma série de mudanças importantes em nosso corpo (primeiros setênios), nossa forma de pensar, nossos sentimentos e emoções (últimos setênios).

Ao conhecer os setênios, é possível saber se preparar para eles e conseguir viver com plenitude cada parte da sua vida.

De 7 em 7

O primeiro setênio (0 a 7 anos de idade) é a fase da gestação, nascimento e do crescimento. Nessa fase a hereditariedade se manifesta e se estabelece uma relação forte com os pais, especialmente com a mãe.

No segundo setênio (7 a 14 anos), os dentes permanentes começam a surgir. É quando acontecem grandes transformações no corpo, preparando-o para o início da fase fértil.

No terceiro setênio (14 aos 21 anos), a mulher inicia a menstruação e o homem se torna fértil. É quando saímos do mundo de fantasia da infância e entramos em um mundo mais concreto. Agora somos cidadãos do mundo, com um lugar na sociedade.

No quarto setênio (21 aos 28 anos) vemos o auge de nossa forma física. No ponto mais alto de nossa fertilidade, vivemos a fase da alma, da sensação e da emoção. Dúvidas sobre profissão e carreira e questões familiares são recorrentes.

No quinto setênio (28 aos 35 anos) começam os primeiros sinais do envelhecimento. As preocupações são mais intelectuais e morais, como a realização profissional e a sensação de propósito.

No sexto setênio (35 aos 42 anos) as questões são mais relacionadas à missão de vida.

No sétimo setênio (42 aos 49 anos) há um despertar para reavaliar os relacionamentos, a família e a vida pessoal.

Do oitavo setênio em diante, até o décimo, o corpo vai mostrando seus sinais naturais do envelhecimento e as preocupações passam a ser cada vez mais intelectuais. Dúvidas e indagações sobre nosso legado começam a surgir. É a fase da sabedoria. Percebemos que já passamos por poucas e boas, já sabemos bem do que gostamos e o que nos faz felizes, sabemos fazer mais com menos. É a hora de desfrutar.

Nessa fase, quem trabalhou bem seu capital intelectual terá grande satisfação pessoal.

Estude os setênios, conheça as fases da sua vida. Identifique a sua fase e viva-a plenamente!

ARTIGOS RELACIONADOS

Adriana Ferrreto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
×

×
×
×

×
×
×
×
×