Glossário Coaching

Coaching profissional, coachee, coaching executivo… Você sabe o que esses termos significam? O mundo do coaching é repleto de termos exclusivos, oriundos de traduções a partir do inglês. Muitos termos não possuem tradução literal em português, e palavras assemelhadas muitas vezes não carregam todo o significado dos termos originais.

Por isso elaboramos um glossário com os termos mais usados do coaching, para você se familiarizar com a linguagem e aprender mais sobre as palavras que utilizamos no Universo Coach. Conhecer esses termos é importante para quem quer contratar o coaching para si ou para a empresa, e também para profissionais que desejam se tornar coaches ou líderes-coaches.

 

1Coach

Uma pessoa que fornece feedback honesto para inspirar, dar suporte, desafiar e facilitar o crescimento, as mudanças e o desenvolvimento das pessoas. Um coach é diferente de um consultor, pois uma das premissas do coaching é a que o cliente – ou coachee – possui todas as respostas e sabe o que é melhor para si, e o papel do coach é facilitar a descoberta dessas respostas, e não a de dar conselhos. Coach também não é mentoria – na mentoria presume-se que o mentor sabe mais que o aluno, e no coaching ambas as partes são tratadas com igualdade.

1Coaching Externo

Um coach que não tem a convivência com o cliente ou coachee, não participa das atividades da empresa ou indivíduo, sendo capaz de oferecer feedbacks “não-contaminados” sobre as situações. O coach externo não precisa ter conhecimentos técnicos sobre a área da empresa ou do cliente, mas sabe lidar com as condições e objetivos relacionados ao nicho e com as pessoas envolvidas. Coaches externos são fundamentais em relações mais complexas dentro das empresas, como conselhos diretores e para auxiliar na boa comunicação entre departamentos.

1Coaching de Pontos Fortes

O Coaching de Pontos Fortes, também conhecido como Strengths Coaching, é um trabalho realizado pelos coaches credenciados como ‘Strengths Coach’ pelo Gallup® Institute. Essa modalidade de coaching inicia-se com um teste em que o coachee descobre a sua sequência única de 34 talentos que foram mapeados pelo Gallup em décadas de pesquisa. O coach conduz seu coachee em um processo de autodescoberta em que passa a analisar quais dos seus talentos estão em pleno uso – transformando-se em Pontos Fortes, e quais estão adormecidos.

1Coaching Interno

É feito por um coach treinado dentro da empresa, como um gerente, um executivo ou qualquer pessoa na posição de líder. As técnicas de coaching nesses casos são utilizadas geralmente para treinar novas lideranças, e para criar um ambiente mais propício ao desenvolvimento pessoal de cada funcionário. Quanto tem treinamento de coaching, gerentes e líderes conseguem entender melhor as necessidades dos liderados e sabem conduzi-los para a excelência profissional, sem deixar de trabalhar os aspectos pessoais do coaching.

1Coachee

É a pessoa que está passando pelo processo de coaching, também chamada de cliente. O coachee nem sempre é aquele que paga pelo coaching, especialmente nos casos de coaching executivo ou corporativo. O coachee é levado, durante o processo de coaching, a questionar suas decisões e é desafiado a buscar a verdadeira fonte das suas ações. Dessa forma é possível encontrar as motivações mais profundas e tomar decisões mais assertivas.

1Patrocinador ou contratante

É quem paga pelo serviço de coaching ou quem organiza a contratação. As organizações podem contratar o coaching executivo para seus líderes, ou o coaching de carreira. Geralmente a contratação é feita não só quando há algum problema gerencial, mas também quando os diretores percebem que há pessoas utilizando apenas uma parcela do potencial que possuem. Nesses casos é interesse da empresa aumentar a eficiência desses colaboradores, aumentando a produtividade das suas equipes e da organização.

1Comprador

É o profissional da área de recursos humanos responsável por negociar a compra do coaching. Os compradores analisam as opções, checam a credibilidade dos coaches e são diretamente responsáveis por todo o processo de contratação. Devem realizar também pesquisas de satisfação com os colaboradores que passaram pelo coaching, a fim de mapear a eficiência dos programas contratados.

1Coaching Corporativo

É o coaching dentro de uma corporação ou diferentes divisões, departamentos ou equipes. Os resultados do coaching corporativo se estendem para toda empresa, pois os líderes estarão mais conscientes das suas ações e das suas motivações, atuando de forma mais assertiva.

1Coaching Executivo

É o coaching para o nível executivo. Pode ser contratado pelo próprio executivo de forma individual, em que se trabalham questões relativas à vida profissional, ou ser contratado pela empresa que deseja desenvolver o coaching nos seus executivos. Em ambos os casos, a esfera profissional e dos relacionamentos é a mais discutida, trazendo benefícios para a vida pessoal dos coachess.

1Coaching Pessoal

É o coaching direcionado para um indivíduo, tratando de questões pessoais. Nas seções de coaching, diferentes questões podem surgir, mas no coaching pessoal o foco sempre são os problemas que a pessoa quer resolver. As ferramentas do coaching identificam as raízes dos problemas e promovem feedbacks sobre as motivações de cada pessoa, mostrando a elas novas formas de pensar e de agir.

1Coaching de Carreira

Coaching que foca no trabalho e nas transições de carreira, ou problemas relacionados a ela. Pode ser contratado por indivíduos com dúvidas profissionais ou por empresas buscando trazer mais tranquilidade e dinamismo para profissionais que possam estar com dificuldades na organização. O coaching de carreira costuma libertar os coachees para as suas aptidões e talentos, além de orientá-los quanto às novas opções de carreira que desejam conhecer.

1Coaching de Performance

Coaching que é geralmente feito na organização ou corporação, focando nas habilidades e competências requeridas para a alta performance. Essa modalidade de coaching é geralmente contratada para o nível executivo da empresa, que está sempre sofrendo pressões e precisa entregar resultados que exigem dedicação, foco e preocupação com a qualidade. Os coachees aprendem a direcionar o seu potencial para as ações que realmente importam, com base em novos níveis de autoconhecimento que adquirem.

1Feedback

Prover informações sobre a natureza de uma ação e seus resultados em relação a algum critério. O feedback serve como parâmetro de comparação para as ações planejadas em relação às realizadas. O feedback pode ser positivo, construtivo ou neutro.

1Facilitador

Pessoa que facilita o aprendizado e o desenvolvimento pessoal dos indivíduos, assistindo e implementando processos, programas e planos dentro de uma coletividade. O facilitador pode conhecer ou não as técnicas que são aplicadas em uma atividade, conduzindo as pessoas do grupo para que se mantenham participando e contribuindo para o processo de aprendizado.

1ICF - International Coach Federation

É a maior associação global de coaches, com mais de 18 mil membros em mais de 100 países. Pautada por um rigoroso Código de Ética, visa preservar a integridade da profissão de coaching, estabelecendo elevados padrões de qualidade para certificação de programas independentes de treinamento em coaching e para o credenciamento dos seus associados. Seus papéis principais são o estabelecimento do código de ética da profissão, a condução e divulgação de pesquisas em coaching, o desenvolvimento de um programa de credenciamento internacional e possibilitar a troca de informações entre coaches de diferentes lugares do mundo.

1Instituto Gallup

É um centro de pesquisas norte-americano, focado em análise e aconselhamento para líderes e organizações. Tem mais de 80 anos de experiência em pesquisa global, a respeito das atitudes e comportamentos das pessoas na vida e no trabalho. Saiba mais em http://www.gallup.com/.

1Talentos

Segundo o livro “Descubra seus pontos fortes”, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, talentos são “seus padrões naturalmente recorrentes de pensamento, sentimento ou comportamento.” O Instituto Gallup identificou, em suas pesquisas, 34 temas em que se manifestam os talentos humanos.

1Pontos fortes

Pontos Fortes, segundo o Instituto Gallup, são a combinação entre três fatores: talentos, conhecimentos e técnicas. Ou seja, talentos subdesenvolvidos não se tornam pontos fortes – na verdade podem até nos prejudicar.

 

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