Aprenda a desenhar a carreira que traz mais felicidade e energia para você, todos os dias!

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto para receber dicas de gestão de carreira e liderança.

Os segredos do plano de ação que dá certo

O estilo da sua empresa combina com o seu?
11 de janeiro de 2017
A coragem de ser quem você é pode ser a solução
26 de setembro de 2017

Qualquer mortal deseja definir objetivos e traçar um plano de ação para conquistá-los. Afinal, queremos sempre agir de modo adequado nos momentos da vida que realmente importam! Mas a pergunta que não quer calar é: O que realmente importa?

Quando olhamos de forma ampla para todas as áreas da vida, desejamos alcançar coisas que façam sentido para nós, atribuindo assim algum valor para a nossa existência.

O ideal para alcançar satisfação é organizar a vida para que gire em torno de algo maior. Ou seja, é trazer propósito e sentido para as ações diárias. Por isso, a necessidade de traçar um plano de ação que funcione de verdade.

Qual o seu propósito?

Uma boa forma de descobrir seu propósito ou “grande motivo” é fazer questionamentos. Pergunte a si mesmo: “O que me faz levantar pela manhã e me mantém firme quando estou cansado, exausto?”

Segundo os autores Gary Keller e Jay Papasan de A Única Coisa, fonte na qual me inspirei para escrever esse artigo, há uma sugestão que pode ajudar a alinhar o seu foco:

“Pense em uma única coisa em torno da qual, de acordo com seus desejos, sua vida deve girar, mais do que ao redor de qualquer outra coisa. Tente escrever algo que gostaria de realizar, depois vá detalhando como faria.”

No meu caso, quando fiz essa atividade, cheguei à seguinte conclusão: Meu propósito é ajudar as pessoas a viverem sua melhor versão em todas as áreas da vida, ensinando-as a conhecer seus talentos potenciais e direcionando-os para alcance de resultados extraordinários.

A Única Coisa

Isso molda toda a forma como vivo, afinal minha “Única Coisa” é despertar as pessoas. Seja por meio das palestras que faço, aulas que ministro, treinamentos que aplico em equipes, ou até nos textos que escrevo. Tudo gira em torno de encontrar um novo ângulo, de enxergar sob outra perspectiva, de ampliar o leque de possibilidades.

Ter esse conhecimento do propósito ajuda a simplificar, a fazer menos para obter mais e de forma objetiva. Movimente a única coisa certa e todo o resto acaba se movendo. Lembre-se que o alinhamento da vida é diário, daí a importância da prioridade sempre. O sucesso extraordinário é sequencial, não simultâneo, e a chave está no tempo.

Derrubando dominós

Fazer um plano de ação assertivo é como derrubar dominós. Precisamos alinhar cada peça para que, ao derrubar a primeira, as demais sejam impactadas. Mas qual o alinhamento certo? Sem o conhecimento do seu propósito, você dificilmente vai conseguir alinhar as peças da vida, e o esforço para conseguir derrubar todas as peças será enorme e, provavelmente, sem êxito.

Og Mandino disse:

“Aqueles que se concentram em apenas uma única coisa são os que avançam neste mundo.”

Por isso, ao pensar em um plano de ação, comece pelo que importa e determine qual a relevância do que está planejando fazer tem de fato.

Plano de ação com SMART – porque nem tudo tem a mesma importância

Talvez você conheça o sistema SMART para estabelecimento de prioridades. E ele pode ser útil nesse momento:

Devemos sempre questionar a especificidade do que queremos. Isso ajuda a limpar os excessos e ir direto ao foco. Depois é importante questionar se tem como mensurar o que se deseja. E, na sequência, entender se o que quer é de fato alcançável.

Feito isso, a próxima etapa é saber se o que se deseja tem relevância com seu objetivo maior. Afinal, muitas vezes desejamos coisas que só nos distanciam de nossas metas. E, nesse momento, o que queremos para ter um excepcional plano de ação é foco, por isso a necessidade da relevância.

Cada letra do SMART é como se fosse um filtro. E se o seu plano passou por todos os filtros, então agora resta estabelecer o tempo em que será realizado.

“As coisas que mais importam nunca devem ficar à mercê de coisas que importam menos.” – Goethe

Sem prioridade, não existe plano de ação

Ter um propósito não é o suficiente, se você não concentrar seus esforços em fazer as etapas do processo respeitando as prioridades. E vamos combinar que tem coisa demais nos distraindo daquilo que é o mais importante.

Então vou reproduzir aqui uma sequência que pode ser útil para a definição de objetivos, segundo os autores Gary e Jay:

Objetivo para algum dia:

Qual é a única coisa que quero fazer algum dia?

Objetivo para cinco anos:

Com base no objetivo para algum dia, qual é a única coisa que posso fazer nos próximos cinco anos?

Objetivo de um ano:

Com base no objetivo de cinco anos, qual é a única coisa que posso fazer este ano?

Objetivo mensal:

Com base no objetivo de um ano, qual é a única coisa que posso fazer essa semana?

Objetivo diário:

Com base no objetivo semanal, qual é a única coisa que posso fazer hoje?

Agora:

Com base no objetivo diário, qual é a única coisa que posso fazer agora?

A hora é agora

Note que você precisa saber qual é o seu propósito para que você possa desencadear cada um desses objetivos: anual, mensal, semanal, diário e o AGORA.

Não inverta as prioridades. Muitos planos de ação não dão certo porque não têm essa objetividade de identificar todas as etapas necessárias. Afinal, sem propósito o plano de ação não tem nem por onde começar.

Pensando nas peças de dominó, imagine que a primeira delas é o que você precisa fazer agora. Se alinhada corretamente, vai te conduzir até o seu objetivo maior.

Fotografei a ilustração que o livro usa para explicar esse conceito:

O plano de ação deve ser como derrubar dominós

 

Tempo estratégico

Escolher o seu propósito não significa que você não fará mais nada além disso. Significa que ao reservar tempo estratégico em sua agenda. Ou seja, vai se organizar de forma produtiva, começando o dia com um bloco de tempo reservado para a sua prioridade. Feito isso, pode seguir com seus outros compromissos, mas sabendo que já começou seu dia fazendo o que é mais importante para você.

Caso precise acordar mais cedo para fazer isso e está sem coragem, aconselho a ler o livro O Milagre da Manhã – O Segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas), de Hal Elrod.

Com tudo isso em mente, reserve um tempo para pensar, responder aos questionamentos, organizar suas ideias e elaborar o melhor plano de ação da sua vida. Sucesso em sua jornada!

Abraço afetuoso,

Adriana Ferrareto


P.s: Lembre que existem várias maneiras de se manter atualizado com os conteúdos que crio.

Você pode:

O importante é sempre se manter atualizad@!

ARTIGOS RELACIONADOS

Adriana Ferrreto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
×

×
×
×

×
×
×
×
×