Talentos são qualquer padrão recorrente de pensamento, comportamento ou sensação, que aparecem naturalmente. São aptidões naturais que nos fazem agir de determinadas maneiras frente às situações do dia-a-dia.

O que são talentos?

Talentos são qualquer padrão recorrente de pensamento, comportamento ou sensação, que aparecem naturalmente. São aptidões naturais que nos fazem agir de determinadas maneiras frente às situações do dia-a-dia.

Durante a constituição do feto, bilhões de conexões neuronais são formadas no cérebro. Até os três anos de idade, muitas dessas conexões são naturalmente eliminadas, de acordo com estímulos dos primeiros anos de vida. Esse conjunto de conexões que persistem formam as suas possibilidades de comportamento, atitudes, pensamentos e sensações - os seus talentos mais dominantes.

A Importância de Potencializar Talentos

Você pode, ao longo da vida, tentar desenvolver talentos que não possui. Mas isso é bastante custoso para seu cérebro, e os resultados serão quase sempre medíocres. Por que não, ao invés disso, potencializar os talentos que você já tem?

Para alcançar o equilíbrio na sua vida e buscar a excelência nas suas ações, você precisa identificar os seus talentos e trabalhar os seus pontos fortes. As pesquisas mais recentes na área da liderança mostram que os gerentes mais bem sucedidos são aqueles que desenvolveram os seus pontos fortes, ao invés de se preocupar com os pontos fracos. Será que você se preocupa demais com os seus? Então é hora de mudar a sua forma de pensar.

Teste dos talentos

A Pesquisa Que Mapeou os 34 Talentos Humanos

O Instituto Gallup realizou diversas pesquisas com mais de 2 milhões de profissionais de todo o mundo para mapear o talento humano. São médicos, advogados, empresários, gerentes, artistas, e centenas de outras profissões, dos mais variados níveis de excelência. Os resultados foram surpreendentes, mostrando que há basicamente 34 diferentes talentos nas pessoas, e que cada uma possui 5 talentos dominantes.

Faça o Teste!

O teste está disponível no site http://www.strengthsfinder.com/, e é necessário ter um código próprio que se encontra no livro "Descubra Seus Pontos Fortes", de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, publicados no Brasil pela editora Sextante. O objetivo dessa pesquisa é disseminar o movimento dos pontos fortes, para que o foco das organizações seja no lado bom dos seus colaboradores, e não nos seus pontos fracos.

Os Diferentes Talentos Humanos

A Importância da Diversidade dos Talentos

Os 34 talentos descobertos a partir das pesquisas realizadas pelo Instituto Gallup mostram que o ser humano já nasce com os talentos que o acompanharão por toda a vida. Após analisar empresas com diversos perfis de líderes e gerentes, alguns padrões surgiram e foi possível perceber que determinadas profissões continham pessoas com talentos semelhantes.

Por outro lado, existiam pessoas com talentos completamente diferentes, executando a função com desempenho igual ou maior. Por isso é tão importante saber lidar com a diversidade de talentos dentro da sua empresa ou equipe, para extrair o melhor de cada pessoa.

Os Talentos Revelam Quem Somos

Os talentos revelam padrões de pensamento, sensações e comportamento que fluem de forma natural em resposta aos estímulos do ambiente, e muitas vezes não percebemos que temos esses talentos pois nós interagimos com o mundo por seus filtros.

Os 34 talentos são: Contexto, Significância, Restauração, Responsabilidade, Relacionamento, Realização, Prudência, Positividade, Pensamento Estratégico, Organização, Intelecção, Input, Individualização, Inclusão, Imparcialidade, Ideativo, Harmonia, Futurista, Foco, Excelência, Estudioso, Empatia, Disciplina, Desenvolvimento, Crença, Conexão, Comunicação, Competição, Comando, Carisma, Autoafirmação, Ativação, Analítico e Adaptabilidade.

Você pode encontrar a descrição de cada tipo de talento nos vídeos abaixo:

Quais são os 34 talentos?

QUER DESCOBRIR COMO TIRAR PROVEITO DOS SEUS TALENTOS?







×
×

×
×
×

×
×
×
×
×