Aprenda a desenhar a carreira que traz mais felicidade e energia para você, todos os dias!

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto para receber dicas de gestão de carreira e liderança.

Talentos de Influência – parte 2 de 4 da série Talentos Gallup

talento empatia
Talentos de Relacionamento – parte 1 de 4 da série Talentos Gallup
28 de dezembro de 2017
Vida digital
As 9 habilidades profissionais mais buscadas pelas empresas
5 de fevereiro de 2018
Domínio Influência

Capacidade de fazer os outros a avançarem com seus objetivos

Olhar para si, com genuíno interesse de descobrir o talento que habita cada parte de você, é um exercício de empatia consigo mesmo.

Acredito muito nessa coisa de nos pacificarmos com quem somos, aceitando nossas peculiaridades. Sei que não é fácil, principalmente quando estamos colhendo resultados insatisfatórios, seja na vida pessoal ou na carreira.

Meu convite hoje é para que mergulhe um pouco mais nos domínios que emolduram os talentos. No artigo passado dei início a essa série, onde explico detalhadamente todo esse conceito. Hoje vou me concentrar no domínio da Influência e seus respectivos talentos, e quem sabe, mudar sua perspectiva sobre pontos fortes e fracos.

Mas antes, quero parafrasear o que é sabedoria, segundo Alden Nowlan:

“No dia em que a criança percebe que todos os adultos são imperfeitos, ele se torna um adolescente. No dia em que ele os perdoa, ele se torna um adulto. No dia em que ele se perdoa, ele se torna sábio.”

Com essa sabedoria de olhar para seu talento com o aprofundamento necessário é que vamos avançar para a próxima etapa de sua jornada. Bora lá?

Domínio Influência

Quem tem Influência como dimensão dominante consegue atingir muito mais pessoas, de forma mais ampla. É capaz de vender facilmente suas ideias e projetos para suas equipes e pessoas de fora da organização.

Os talentos são:

  • Comando
  • Ativação
  • Comunicação
  • Competição
  • Excelência
  • Autoafirmação
  • Significância
  • Carisma

Também pertencem a esse domínio pessoas que são boas em assumir o controle e garantir que o grupo seja ouvido.


Comando

Talento comando

Assumem o controle e não evitam confrontos

Pessoas com o talento Comando assumem o controle. Eles veem tudo o que precisa ser feito, falam o que pensam e não evitam confrontos. Eles entendem que existem conflitos saudáveis e conduzem a conversa para uma resolução. Muitas vezes são diretos e decisivos.

E podem até intimidar outras pessoas.

Gostam de clareza, de ir direto ao ponto e de pessoas honestas. (isso, é claro, quando estão usando seus talentos como pontos fortes).

Contrastes

Comando: Cria clareza pela polarização.
Harmonia: Cria consenso pela harmonização.

Comando: As pessoas são atraídas para ele porque sabem o que ele pensa.
Empatia: As pessoas são atraídas para ele porque ele sabem o que elas sentem.


Ativação

Talento Ativação

Grande energia para iniciar projetos

Pessoas do talento Ativação adoram iniciar novas tarefas, são impacientes e procuram fazer algo o tempo todo. Acreditam muito na força das conversas em torno de um tema, mas sua forte convicção está na ação – é lá que as coisas acontecem.

Pessoas com esse talento sabem que serão avaliadas  não pelo que dizem ou pensam, mas sim pelo que fazem (ações). Isso as deixa motivadas. São pessoas que fazem as coisas acontecerem e têm energia contagiante.

Se você tem aí um projeto que precisa de um pontapé, procure por uma pessoa com o talento Ativação na equipe. Eles não têm medo de riscos.

Contrastes

Ativação: “Eu quero dar a partida”.
Intelecção: “Não há substituto para o pensamento”.

Ativação: “Faça até acertar”.
Prudência: “Faça quando tiver certeza”.


Comunicação

Comunicação

Facilidade para colocar pensamentos em palavras

Aqueles que possuem o talento Comunicação são ótimos contadores de histórias. Eles gostam de explicar, escrever, descrever, apresentar pensamentos com riqueza de detalhes. Suas palavras provocam interesse, proporcionam clareza e inspiram os outros a agirem.

São pessoas verbalmente expressivas.

Gosto muito de pensar que Martin Luther King tinha esse talento da Comunicação. Aproveite para apreciar o discurso dele:

“Em certo sentido, viemos à capital de nossa nação para sacar um cheque. Quando os arquitetos de nossa república redigiram as magníficas palavras da Constituição e da Declaração de Independência, assinaram uma nota promissória de que todo americano seria herdeiro. Essa nota era a promessa de que todos os homens, negros ou brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis à vida, à liberdade e à busca pela felicidade.

É evidente hoje que a América não pagou esta nota promissória no que diz respeito a seus cidadãos de cor. Em lugar de honrar essa obrigação sagrada, a América deu ao povo negro um cheque que voltou marcado “sem fundos”.

Mas nós nos recusamos a acreditar que o Banco da Justiça esteja falido. Nos recusamos a acreditar que não haja fundos suficientes nos grandes depósitos de oportunidade desta nação. Por isso voltamos aqui para cobrar este cheque –um cheque que nos garantirá, a pedido, as riquezas da liberdade e a segurança da justiça. (…)

A nova e maravilhosa militância que tomou conta da comunidade negra não deve nos levar a suspeitar de todas as pessoas brancas, pois muitos de nossos irmãos, conforme evidenciado por sua presença aqui hoje, acabaram por entender que seu destino está vinculado ao nosso destino e que a liberdade deles está vinculada indissociavelmente à nossa liberdade.

Não podemos caminhar sozinhos.

E, enquanto caminhamos, precisamos fazer a promessa de que caminharemos para frente. Não podemos retroceder. Há quem esteja perguntando aos devotos dos direitos civis ‘quando vocês ficarão satisfeitos?’. Jamais estaremos satisfeitos enquanto o negro for vítima dos desprezíveis horrores da brutalidade policial.

Jamais estaremos satisfeitos enquanto nossos corpos, pesados da fadiga de viagem, não puderem hospedar-se nos hotéis de beira de estrada e nos hotéis das cidades. Não estaremos satisfeitos enquanto a mobilidade básica do negro for apenas de um gueto menor para um maior. Jamais estaremos satisfeitos enquanto nossas crianças tiverem suas individualidades e dignidades roubadas por cartazes que dizem ‘exclusivo para brancos’.

Jamais estaremos satisfeitos enquanto um negro no Mississippi não puder votar e um negro em Nova York acreditar que não tem nada em que votar.

Não, não estamos satisfeitos e só ficaremos satisfeitos quando a justiça rolar como água e a retidão correr como um rio poderoso. (…)

Digo a vocês hoje, meus amigos, que, apesar das dificuldades de hoje e de amanhã, ainda tenho um sonho.

É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Tenho um sonho de que um dia esta nação se erguerá e corresponderá em realidade o verdadeiro significado de seu credo: ‘Consideramos essas verdades manifestas: que todos os homens são criados iguais’. (…)

Tenho um sonho de que meus quatro filhos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo teor de seu caráter.

Tenho um sonho hoje. (…)

E quando isso acontecer, quando deixarmos a liberdade ecoar, quando a deixarmos ressoar em cada vila e vilarejo, em cada Estado e cada cidade, poderemos trazer para mais perto o dia que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestante e católicos, poderão se dar as mãos e cantar, nas palavras da velha canção negra: Livres, enfim! Livres, enfim! Louvado seja Deus Todo-Poderoso. Estamos livres, enfim!”

Dê uma olhada no vídeo com o discurso na íntegra. A tradução é de Clara Allain. (Fonte Revista Exame).

Contrastes

Comunicação: “Eu penso e aprendo melhor quando posso conversar com os outros”.
Intelecção: “Eu penso e aprendo melhor quando posso ficar sozinho em silêncio”.

Comunicação:”Contar uma história ajuda os outros a entenderem minha mensagem”.
Contexto: “Recontar histórias ajuda os outros a lembrarem o passado”.


Competição

Estímulo para ser o melhor

Pessoas com o talento Competição costumam estimular a si e aos outros a procurarem um padrão mais elevado de desempenho. Elas podem elevar o nível de realização de um grupo ao criar uma cultura de vitória.

Elas medem o seu progresso em relação ao desempenho do outro. Se esforçam para ficarem em primeiro lugar e se revelam em competições.

Contrastes

Competição: “Eu fico melhor quando observo o desempenho dos outros”.
Significância: “Eu fico melhor quando os outros observam o meu desempenho”.

Competição: “O painel mede meu progresso e valida minha vitória”.
Analítico: “Os dados quantificam minhas experiências e validam minhas teorias”.


Carisma

Satisfação em quebrar o gelo e estabelecer contato

Aqueles com talento Carisma levam energia para as situações sociais, mantêm contato com outras pessoas e adoram conhecer gente nova. Têm uma habilidade fantástica para fazerem as pessoas saírem do casulo.

Eles adoram o desafio de conhecer pessoas novas e conquistá-las.

Conseguem entrar no meio de uma multidão e saber facilmente o que fazer e dizer.

Sentem satisfação em quebrar o gelo e estabelecer contato com alguém. E são extrovertidas!

Esse talento me lembra uma história que ouvi em 2011. A única fonte que achei de um jornal foi essa:

“Conta-se que um empregado de frigorífico da Noruega, certo dia, ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica e inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso na câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.

Já estava há quase cinco horas preso, debilitado pela temperatura insuportável. De repente, a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.

Perguntaram ao vigia:
“- Por que foi abrir a porta da câmara e inspecionar se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?

Ele explicou:

“-Trabalho nesta empresa há 35 anos, vejo centenas de empregados que entram e saem todos os dias e esse é o único funcionário que me cumprimenta ao chegar, pela manhã, e se despede, ao sair. Hoje ele me disse “Bom Dia” ao chegar; entretanto percebi que não se despediu de mim. Imaginei que poderia ter lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei.”

Não sei se esse rapaz que ficou preso tinha o talento Carisma, mas algo me faz acreditar que sim. Acredito que a gentileza ao falar com as pessoas pode também ter relação com isso (além da boa educação, é óbvio).

Mas vou deixar aqui um questionamento para vocês: Qual será o talento do porteiro que prestou atenção e salvou o homem?

Contrastes

Carisma: Pode construir uma rede social ampla.
Relacionamento: Pode construir uma rede social profunda.

Carisma: Conquistar os outros.
Competição: ganhar dos outros.


Excelência

Transformar algo muito bom em algo excepcional

Quem tem o talento Excelência naturalmente procura melhorar o que já está bom. Procura o excepcional sempre. São pessoas que encontram naturalmente os pontos fortes e não os fracos de cada um.

Eles percebem com facilidade os talentos e os pontos fortes nos outros.

Contrastes

Excelência: “Eu quero atender ou exceder um padrão de excelência”.
Competição:”Eu quero ser o número 1″.

Excelência:”Eu quero construir algo ótimo”.
Restauração: Eu quero consertar algo quebrado”.


Autoafirmação

Confiança na capacidade de administrar sua própria vida.

Pessoas com o talento Confiança são capazes de seguir seus próprios instintos.

É como se tivessem uma bússola interna que dá o norte. Por isso, conseguem seguir em frente de maneira confiante, mesmo por caminhos arriscados. Eles inspiram confiança nos outros e demonstram iniciativa diante de adversidades.

Contrastes

Autoafirmação: Prevê riscos para que  eles possam ser abordados e superados.
Prudência: Prevê riscos para que eles possam ser evitados e minimizados.

Autoafirmação: Certeza.
Estudioso: Curiosidade.


Significância

significância

Independência e reconhecimento

Aqueles que possuem o talento Significância desejam que os outros vejam seu valor. Eles querem ser reconhecidos, ouvidos e valorizados. Desejam que os outros o apreciem pelos talentos únicos que possuem. Por causa disso, se afastam do que é mediano e buscam o que é excepcional.

São pessoas independentes e desejam ser reconhecidas.

Contrastes

Significância: “Eu quero ser admirado, portanto devo fazer algo admirável”.
Carisma: “Eu quero conquistar os outros, portanto devo ser atraente”.

Significância: “Quero ser visto e ouvido”.
Prudência: “Quero ver e ouvir”.


P.s: Lembre que existem várias maneiras de se manter atualizado com os conteúdos que crio. Você pode:

O importante é sempre se manter atualizado! 😉

ARTIGOS RELACIONADOS

Adriana Ferrreto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
×

×
×
×

×
×
×
×
×