Aprenda a desenhar a carreira que traz mais felicidade e energia para você, todos os dias!

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto para receber dicas de gestão de carreira e liderança.

Você é viciado em trabalho?
16 de novembro de 2015
Como você tem acolhido as dores das outras pessoas?
23 de novembro de 2015

vcehvistocomocoerenteQuando entramos em um novo grupo de pessoas, começamos a procurar, naturalmente, sinais que indiquem o que é permitido e o que não é. Dessa forma podemos moldar nosso comportamento para nos adequarmos ao grupo. Isso é normal.

Porém, há pessoas que parecem ter um caráter diferente de acordo com o grupo. Por exemplo: o indivíduo pode ser extremamente educado no trabalho, mas grosseiro e rude em casa.  Extremamente ético em suas amizades, mas não tão ético assim com seus colegas de trabalho. E o que dizer da forma com que se comporta na família? É um reflexo de o comportamento que tem em outros lugares ou é completamente diferente?

Se você apresenta valores divergentes dos grupos que atua, frequentemente irá guardar para si muitos pensamentos, e para esconder esses pensamentos terá que desenvolver um comportamento que não levantará suspeitas. É por isso que apresentamos essa diferença de comportamento nos grupos.

Não seria mais agradável ser coerente com todas as pessoas?  Dizer o que pensa sem sofrer?

Não é necessário ser grosseiro. Dizer o que sente depende muito da forma como é dito. Quando temos coerência, geramos empatia, evidenciamos quem somos na essência e isso gera verdadeira intimidade emocional com aquelas pessoas que de fato valem a pena em nossas vidas.

Para que isso aconteça você precisa conhecer seus valores pessoais e aprender a agir segundo eles. É o caminho para uma vida social mais feliz.

Créditos da imagem: Jim Carrey interpretando Conde Olaf no filme “Desventuras em Série”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adriana Ferrreto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
×

×
×
×

×
×
×
×
×