Se a gente fosse agora para um boteco, tomar umas cervejas, e você não pudesse falar do trabalho, da vida alheia, de futebol ou outro assunto comum... Sobre o que conversaríamos?
Pois é, essa brincadeira serve para refletir como você está cuidando do seu capital intelectual: com o que você anda alimentando sua mente.
Além de trabalhar, cuidar da carreira, do dinheiro, do seu corpo, dos relacionamentos e da família, que atenção dá para a sua mente?
Você é do tipo que lê apenas livros técnicos da sua área de atuação? Como você alimenta seu capital intelectual?
Muita gente se esquece dessa parte, e muitos ignoram os dois grandes benefícios de se cuidar do capital intelectual.
Uma mente saudável ajuda você em todas as áreas da vida.
Manter uma mente saudável e criativa deixa você mais pronto para lidar com as situações de vida e melhora a sua percepção do mundo.
Isso é decisivo para fazer boas escolhas e aproveitar as boas oportunidades que aparecem.
Conhecer outros assuntos fora da sua área de atuação mantém você criativo e mais apto para fazer relações que os outros não são capazes de fazer.
No desenvolvimento humano, o corpo físico padece à medida que envelhecemos, mas a mente fica mais ativa do que nunca.
Desfrutar de uma boa velhice é também ter bons pensamentos e boas emoções.
Quando somos jovens, temos que ter cursos, formação, dinheiro, bens, relações e todas essas coisas... Tudo isso tem uma estabilidade à medida que envelhecemos.
Na velhice, se você tiver feito suas economias e planos de previdência, a busca pela vida material diminui e a maior preocupação é o que você é, e não o que você tem. É passar do ter para o ser.
Ainda que você perca energia vital, a mente deverá ser ativa, pois é com ela que você se conectará ao mundo.
Para expandir a consciência é preciso beber de diferentes fontes.
Leia livros de outras áreas, de diferentes formatos e abordagens. Faça cursos, conheça pessoas interessantes, troque ideias.
Por exemplo, eu li esse livro de Albert Camus - O estrangeiro
É maravilhoso, cheguei a escrever um pouco sobre minhas percepções dessa leitura nesse texto - O estrangeiro: uma reflexão sobre liberdade, condição humana e o trabalho.
Procura escrever pontos altos dos livros ou artigos que leio. Tenho isso em cadernos (analógico), numero meus muitos cadernos e as páginas e faço índices para encontrar todas as minhas anotações com maior agilidade.
Também uso o Evernote para ter tudo organizado de forma digital.
Gosto de ter minha própria biblioteca de pesquisa, artigos que li, podcasts que ouvi, livros, links de vídeos do Youtube, enfim, tudo que faz sentido de alguma forma para a expansão da minha mente e ampliação do meu capital intelectual eu prezo muito.
Isso ajuda muito quando quero escrever novos artigos, textos para as redes sociais, fazer minhas pesquisas para temas que posso usar em aulas, treinamentos, etc.
Dessa forma, você estará potencializando sua mente e a inteligência. Amplie seus horizontes.
Se você já conhece os seus talentos dominantes, melhor ainda, pois desenvolverá ainda mais seus pontos fortes enquanto fortalece também a sua mente.
E assim, aos poucos, vá passando do ter ao ser, buscando a coerência entre o que você pensa e o que você faz.
Abraço afetuoso,
Adriana
Créditos da imagem: Stephen Gardner
Debaixo da capa de super-heróis do mundo corporativo, uma parte sombria e inconsciente 'empurra' pessoas comuns a agirem como 'supercomprometidas', 'boazinhas', 'tiranas', 'hipermotivadas', 'perfeitas', 'paternalistas', 'salvadoras', sempre prontas para assumirem um desafio que, segundo avaliam, não deixará a menor dúvida sobre sua competência. Como se isso fosse possível...
Viaje nesta Graphic Novel, uma forma diferente e criativa de expressar a visão de duas profissionais do Coaching sobre o que pode estar regendo a vida de muitos profissionais, a ponto de se tornarem angustiados 'super-heróis' dirigidos por implacáveis comandos internos geralmente disparados por um 'tenho que...
(2) Estou lendo...
Dar e receber - Adam Grant
(3) Me ouça
No episódio 46 do Escola de Carreira, Adriana Ferrareto sobre como é possível libertar a mente das armadilhas que nos limitam e incentiva o ouvinte a abrir novas estradas.
Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado