Como você tem acolhido as dores das outras pessoas?

EM
23 de novembro de 2015
|
por
Adriana Ferrareto
Compartilhe

comovctemacolhidoViver uma carreira de sucesso envolve também dedicar energia ao bom relacionamento com seus colegas, clientes e fornecedores.

Sabe quando alguém toma uma decisão e as coisas não dão muito certo?E você diz "Ah, eu avisei!"

Tem coisa mais irritante do que errar e ter alguém para julgar logo depois?

Quando você entende seus valores pessoais e começa a ser uma pessoa mais coerente, precisa desenvolver a próxima habilidade: perceber e compreender os valores pessoais dos outros.

Isso é empatia em alto grau.

Além de nos colocarmos no lugar do outro, evitamos julgamentos. Via de regra, quando estamos com um problema, o que mais desejamos é o apoio do outro. Por exemplo: se alguém perdeu um bebê num aborto espontâneo, não seria correto dizer: “pelo menos você poderá engravidar novamente”. Ou, quando alguém está com problemas no casamento: “pelo menos você tem um marido, mesmo que ele tenha lhe traído, ainda assim você não está sozinha”.

Enfim, a gama de possibilidades de sermos inadequados é enorme. Quando alguém está com dificuldades, mesmo que não saibamos as respostas, o melhor que podemos oferecer é nosso presença e não nosso julgamento.

Colocar-se no lugar do outro é mais complexo do que parece.

Você precisa entender os critérios de decisão das outras pessoas para avaliar e minimamente respeitar suas decisões e os resultados, mesmo que não concorde.

Só a empatia - sentir o que o outro sente - não é suficiente, é preciso realmente se sentir como se tivesse os mesmos valores e regras pessoais do outro.

Dessa forma as pessoas vão confiar mais em você, irão se abrir mais sobre seus assuntos pessoais. Aí você poderá desfrutar de relacionamentos mais profundos e significativos.

E sem julgamento, ok?

Adriana Ferrareto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado

Conheça a Adriana

Sou a Adri

Especialista em talentos humanos e estou aqui para despertar e fortalecer pessoas a usarem naturalmente suas potencialidades com autonomia, para se sentirem mais realizadas com seu trabalho e tenham uma vida mais leve e equilibrada.
MAIS SOBRE MIM →

Siga a Adri

Receba a Newsletter

Inscreva-se pelo formulário abaixo e faça parte da newsletter.

O Podcast

Saiba mais sobre
seus Talentos

Conheça a sua sequência única dos 34 Talentos Humanos e aprenda a transformá-los em Pontos Fortes

Abra espaço para sua performance natural

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto e receba novos materiais sobre gestão de carreira com base em pontos fortes.

acompanhe a Adri no Insta

@adriana_ferrareto

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram