Viver uma carreira de sucesso envolve também dedicar energia ao bom relacionamento com seus colegas, clientes e fornecedores.
Sabe quando alguém toma uma decisão e as coisas não dão muito certo?E você diz "Ah, eu avisei!"
Tem coisa mais irritante do que errar e ter alguém para julgar logo depois?
Quando você entende seus valores pessoais e começa a ser uma pessoa mais coerente, precisa desenvolver a próxima habilidade: perceber e compreender os valores pessoais dos outros.
Isso é empatia em alto grau.
Além de nos colocarmos no lugar do outro, evitamos julgamentos. Via de regra, quando estamos com um problema, o que mais desejamos é o apoio do outro. Por exemplo: se alguém perdeu um bebê num aborto espontâneo, não seria correto dizer: “pelo menos você poderá engravidar novamente”. Ou, quando alguém está com problemas no casamento: “pelo menos você tem um marido, mesmo que ele tenha lhe traído, ainda assim você não está sozinha”.
Enfim, a gama de possibilidades de sermos inadequados é enorme. Quando alguém está com dificuldades, mesmo que não saibamos as respostas, o melhor que podemos oferecer é nosso presença e não nosso julgamento.
Colocar-se no lugar do outro é mais complexo do que parece.
Você precisa entender os critérios de decisão das outras pessoas para avaliar e minimamente respeitar suas decisões e os resultados, mesmo que não concorde.
Só a empatia - sentir o que o outro sente - não é suficiente, é preciso realmente se sentir como se tivesse os mesmos valores e regras pessoais do outro.
Dessa forma as pessoas vão confiar mais em você, irão se abrir mais sobre seus assuntos pessoais. Aí você poderá desfrutar de relacionamentos mais profundos e significativos.
E sem julgamento, ok?
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