Aprenda a desenhar a carreira que traz mais felicidade e energia para você, todos os dias!

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto para receber dicas de gestão de carreira e liderança.

Meu primeiro emprego e talentos naturais desperdiçados

ambiente digital com comunicação concentrada
Comunicação em tempos de trabalho remoto e Covid-19
11 de maio de 2020
foco no talento comunicação / performance natural

flow performance / foco no talento / talentos naturais / performance natural

Tenho o hábito de tempos em tempos, dar uma arrumada nos papéis das gavetas, documentos, manuais.  Fico impressionada com a quantidade de coisas que acabo liberando toda vez que faço isso.

Mas hoje em especial, encontrei na minha pasta de certificados, algo que me chamou muito a atenção, foi esse aqui:

Performance natural / Foco no talento

Essa é uma daquelas histórias que acredito valer a pena compartilhar.

Minha primeira palestra da vida

Vejam que a data que proferi minha primeira palestra na vida, foi em 1987, quando eu tinha 16 anos. A estreia foi das boas, era um congresso de informática e eu cursava o segundo ano no colegial em um curso técnico de processamentos de dados.

Sempre gostei de me comunicar, expressar ideias e contar histórias, era natural para mim, não exigia grande esforço, ao contrário, me sentia empoderada e feliz, em Flow. Claro que na época, eu não sabia nada sobre talentos naturais, mas me sentia muito bem de usá-los.

Essa naturalidade em falar para grandes públicos era tão notória, que um casal de empresários que estava nesse congresso, e que assistiram minha palestra, pediram para falar comigo ao final do evento. Me ofereceram um estágio na empresa deles de informática, na região dos Jardins em São Paulo.

Não preciso nem dizer o tamanho da alegria de ter sido reconhecida por um talento meu e conseguir com isso meu primeiro emprego.

Mas aí nesse ponto que o angú desandou, ao chegar na empresa, me colocaram em funções administrativas como controle de agendas, financeiro, e até programação de folha de pagamento.

Definitivamente minha melhor versão não está em operacionalizar esse tipo de atividade. Fui contratada por me comunicar bem, mas me pediram para 100% do tempo, fazer outras coisas.

Resultado, eu não estava feliz com meu trabalho e acho que eles também não. Me senti toda errada, como se eu não fosse inteligente ou não tivesse habilidades. Para uma jovem de 16 anos, essa é uma experiência marcante.

Hoje com quase 50 anos nas costas, consigo perceber o quanto é comum as pessoas perceberem nossos talentos e nos admirarem por aquilo, mas exigirem que tenhamos ótima performance em algo que não somos fortes.

Evidente que a gente se esforça e aprende a fazer muitas coisas, adquirimos conhecimento e até habilidade em fazer coisas que a função exige, mas no final do dia, estamos exauridos, física e mentalmente, e o pior, não passamos de funcionários medianos.

Performance Natural

Felizmente, consegui começar a usar mais meus talentos de relacionamento, comunicação, carisma e empatia, quando entrei para a indústria farmacêutica e fui trabalhar como representante comercial. Outro dia conto um pouco mais dessa história, mas o fato é que ali comecei a ver como me destacava por usar esses talentos a maior parte do tempo.

Era natural criar vínculos com meus clientes médicos, gostava de zelar por essa relação. O fato é que ao final do dia, apesar de fisicamente cansada, pela grande quantidade de trabalho, estava emocionalmente fortalecida, o que chamo de Flow performance.

Achei a foto da época com esse corte de cabelo duvidoso, chamado Pigmaleão / Mullet. Mas me aqueceu o coração olhar para essa carinha juvenil com espinhas no rosto, cheia de sonhos e desafios pela frente e perceber que apesar de recalcular a rota várias vezes, tenho conseguido me aproximar cada vez mais de quem realmente sou!

Imagino que você também tenha alguma dessas histórias sobre talentos naturais não aproveitados durante sua juventude. Me conta como foi.

Abraço afetuoso,

Adriana

#talentosnaturais #performancenatural #exploreseustalentos #foconotalento

ARTIGOS RELACIONADOS

Adriana Ferrreto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
×

×
×
×

×
×
×
×
×