Com essa pandemia do Corona Vírus instalada, muitos novos conhecimentos e mudanças de comportamento estão sendo necessárias para que possamos passar por tudo isso da melhor maneira possível.
Toda crise, implica em mudanças, restrições e novas reflexões, nos levando a pensar em formas diferentes de fazer as coisas que realmente importam.
Gerenciamento de crise segundo o Wikipedia é “um método administrativo que visa a redução de prejuízos no momento em que ocorre uma disrupção, por motivos internos ou externos, no processo normal de determinada organização.
Esta atividade possui alta criticidade, visto que lida com um problema - geralmente de grande magnitude - e que mal trabalhada poderá influir diretamente na continuidade desta organização, causando até a cessão de suas atividades”.
É necessário grande planejamento, respeitando etapas como essas:
Todas estas etapas devem estar interligadas e a manutenção é de extrema importância para que o plano seja executado imediatamente na sua ativação.
Vejamos algumas das áreas que abordarei para levarmos em consideração nesses momentos:
Gestão das emoções
Se não fizermos uma boa gestão das emoções, corremos o risco de sermos “sufocados” pela ansiedade e o medo, que nesse momento em especial, em nada ajudam.
E o que seria esse kit? Na visão dela, um conjunto de práticas, comportamentos e intervenções criativas, cultivadas ao longo dos anos, para ajudar no apoio ao corpo, mente, coração e alma quando os tempos são particularmente difíceis e é necessário olhar mais para si e ampliar os cuidados. Esse kit contaria com ferramentas únicas para cada pessoa e deveria ser empregado sempre que a vida possa parecer esmagadora.
Como base para montar esse caixa de emergência, ela indica quatro áreas fundamentais, que envolvem corpo, mente, coração e alma. ...
Por último, ela aponta que projetar ferramentas que nutrem e suportam a alma é parte incrivelmente importante de qualquer kit de primeiros socorros emocional. Neste ponto, indica que se compreenda alma como quiser – espírito, essência, psiquê.
Gestão do trabalho remoto
Essa é uma antiga discussão das empresas, mas que agora por conta dessa pandemia, muitos funcionários e seus gestores, terão de lidar com o tema, e vamos cuidar para que seja o mais produtivo e agradável possível.
“De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Randstad, sete em cada dez brasileiros gostariam de trabalhar em casa ou em outro lugar, porém não encontram essa possibilidade em seus empregos atuais. Além disso, 45% dos participantes brasileiros do mesmo estudo concordam que o modelo de trabalho clássico está tornando-se mais flexível”. Fonte Revista Exame 2019.
Amplie sua percepção vendo esse vídeo do TED
Aqui uma referência de Guia Completo para trabalho Remoto para o Bem
Mas agora que temos de ficar em casa, vamos aproveitar o tempo para provar que isso pode ser bom para funcionários e empresas. No link que coloquei acima da Revista Exame, eles mencionam vários casos em que isso já está dando certo.
Por último, temos de lembrar que a cooperação e uma empatia carregada de compaixão, é a palavra de ordem para esse momento. Tudo que fazemos gera impacto nos outros. Reflita e boa quarentena para todos nós.
Ah, se você tem diarista ou outros profissionais que ganham por hora, dia ou semana, continue se possível pagando essas pessoas, pois as mesmas também terão de ficar em quarentena e vão precisar muito desse recurso. O mesmo vale para as empresas, honrem seus contratos com fornecedores, paguem conforme combinado. Renegociem a forma de aplicação do serviço se for necessário, mas sobretudo cooperem para que o sistema não entre em colapso.
Isso tudo vai passar, mas se nos ajudarmos coletivamente, pode ser muito menos sofrido.
E você, gostaria de contribuir com essa lista, acrescentando mais alguma informação que considera relevante em tempos de Covid-19? Comenta aqui.
Sintam-se abraçados (de longe...) mas com afeto.
Adriana
Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado