Já perdi as contas dos profissionais que vieram até mim buscando coaching e seus sistemas de organização físico e digital eram inexistentes. Houve quem me dissesse que fotografava um calendário de papel todo rabiscado para não esquecer dos compromissos, pois não estava familiarizado com agendas como a do Google por exemplo.
O fato não é se você é ou não da geração ligada à tecnologia. A questão é que não tem mais volta. É necessário saber lidar com essas variáveis para liderarmos nossas equipes, projetos e nossas vidas com muito mais propriedade, leveza e eficiência.
Outra dica para contribuir com seus conhecimentos é o livro do Domenico de Masi - O Futuro chegou - modelos de vida para uma sociedade desorientada.
Ele amplia os horizontes da percepção dos modelos utilizados no mundo na busca de se orientar mais, no sentido de ter um norte.
"O progresso da sociedade só pode ser medido segundo a qualidade de vida da população. Uma sociedade que seja capaz de exercer o ócio criativo, a meditação, o lazer, o amor, a contemplação da beleza, a amizade e a convivialidade."
Isso significa que, a não ser que se organize mais, sua qualidade de vida estará completamente comprometida. E, é claro, sua carreira também. Por isso, recomendo fortemente que você faça da organização e da tecnologia suas aliadas entre as suas habilidades profissionais.
Esses são apenas alguns exemplos de itens que devemos organizar seja em casa ou no trabalho. O mais importante é que você confie no sistema que tem de arquivamento, físico e digital. Assim, você libera sua mente, deixe espaço no seu HD mental para inovar e criar soluções legais para os processos. Ou vai ficar sempre com a cabeça cheia de listas intermináveis de coisas para fazer, sem nem lembrar onde estão.
Faça sua própria taxonomia. Procure exemplos na internet, veja o que se adapta à realidade do seu trabalho, seus projetos. Busque ferramentas poucas e boas que auxiliem nesse processo. Mas faça algo com isso, urgente!
Se deseja aprimorar essa habilidade profissional e pessoal de ser mais organizado, produtivo e reduzir o estresse que está ligado a tudo isso, sugiro que estude mais sobre o método GTD (getting things done) do David Allen. Lá você vai aprender:
Boa jornada de desenvolvimento para você.
Abraço afetuoso,
Adriana Ferrareto
P.s: Lembre que existem várias maneiras de se manter atualizado com os conteúdos que crio. Você pode:
O importante é sempre se manter atualizad@! 😉
Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado