Você é viciado em trabalho?

EM
16 de novembro de 2015
|
por
Adriana Ferrareto
Compartilhe

vcehviciadoemtrabalhoTenho notado que a maioria dos executivos que me procuram é viciada em trabalho, está exausta, leva trabalho para casa, fica disponível o tempo todo com seus super celulares, que tocam, piscam, soam alarmes e o raio que o parta para avisar que alguém mandou torpedo, SMS, novo curtir no Facebook, novo email, etc. Quando começo a falar das mudanças, em novos planos de ação, a pergunta sempre é: "Onde vou arrumar tempo para fazer isso?". Realmente, assim fica quase impossível incrementar a vida da pessoa com novos planos de ação. As pessoas são viciadas em trabalho e não tem tempo para mais nada na vida.

Ter alta performance é muito diferente de ser viciado em trabalho.

É bem importante deixar claro que  um Workaholic (viciado em trabalho) tem grande tendência a ter depressão e síndrome de Bournout, vejamos a definição  que extraí do site do Dr. Drauzio Varella (www.drauziovarella.com.br) :

"A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Sintomas

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima. Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome".

O fato é que precisamos rever nossos conceitos sobre isso. A busca dever ser por alta performance, ótimos resultados alcançados com inteligência e estratégia. Alguns grandes executivos fazem isso com propriedade, pois gerenciam suas distrações internas e externas, o que fortalece seu foco e o alcance de metas. Quantas vezes não nos perdemos em  nossos devaneios?

Outra coisa super importante é oscilar as atividades.  Se não quiser se candidatar a síndrome mencionada acima ou a depressão, é muito importante que oscile ao longo do dia com atividades que façam seu cérebro funcionar diferente. Por exemplo: se você é um executivo, oscile fazendo yôga, meditação, aulas de fotografia, se o dia estiver muito corrido, saia 10 minutos e vá tomar um picolé na esquina, espaireça sua mente, escute uma música que você adora, mas saia daquela engrenagem sufocante, por mais que você goste de executar seu trabalho. Se fizermos isso na medida do possível, ao longo do dia e cada um aqui vai encontrar sua fórmula pessoal, tenha a certeza que a performance vai aumentar, e muito. É de você, sua performance e sua saúde que estamos falando, não?

Não desconsidere a importância desse tema. Reveja a forma como distribui sua agenda e suas prioridades. Você precisa estar entre os primeiros da sua lista, sei que não é fácil, mas somos responsáveis por nossas próprias vidas e carreiras, ninguém fará isso por nós.

 

 

Adriana Ferrareto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado

Conheça a Adriana

Sou a Adri

Especialista em talentos humanos e estou aqui para despertar e fortalecer pessoas a usarem naturalmente suas potencialidades com autonomia, para se sentirem mais realizadas com seu trabalho e tenham uma vida mais leve e equilibrada.
MAIS SOBRE MIM →

Siga a Adri

Receba a Newsletter

Inscreva-se pelo formulário abaixo e faça parte da newsletter.

O Podcast

Saiba mais sobre
seus Talentos

Conheça a sua sequência única dos 34 Talentos Humanos e aprenda a transformá-los em Pontos Fortes

Abra espaço para sua performance natural

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto e receba novos materiais sobre gestão de carreira com base em pontos fortes.

acompanhe a Adri no Insta

@adriana_ferrareto

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram