Quando entramos em um novo grupo de pessoas, começamos a procurar, naturalmente, sinais que indiquem o que é permitido e o que não é. Dessa forma podemos moldar nosso comportamento para nos adequarmos ao grupo. Isso é normal.
Porém, há pessoas que parecem ter um caráter diferente de acordo com o grupo. Por exemplo: o indivíduo pode ser extremamente educado no trabalho, mas grosseiro e rude em casa. Extremamente ético em suas amizades, mas não tão ético assim com seus colegas de trabalho. E o que dizer da forma com que se comporta na família? É um reflexo de o comportamento que tem em outros lugares ou é completamente diferente?
Se você apresenta valores divergentes dos grupos que atua, frequentemente irá guardar para si muitos pensamentos, e para esconder esses pensamentos terá que desenvolver um comportamento que não levantará suspeitas. É por isso que apresentamos essa diferença de comportamento nos grupos.
Não seria mais agradável ser coerente com todas as pessoas? Dizer o que pensa sem sofrer?
Não é necessário ser grosseiro. Dizer o que sente depende muito da forma como é dito. Quando temos coerência, geramos empatia, evidenciamos quem somos na essência e isso gera verdadeira intimidade emocional com aquelas pessoas que de fato valem a pena em nossas vidas.
Para que isso aconteça você precisa conhecer seus valores pessoais e aprender a agir segundo eles. É o caminho para uma vida social mais feliz.
Créditos da imagem: Jim Carrey interpretando Conde Olaf no filme “Desventuras em Série”.
Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado