Você é visto como uma pessoa coerente?

EM
16 de novembro de 2015
|
por
Adriana Ferrareto
Compartilhe

vcehvistocomocoerenteQuando entramos em um novo grupo de pessoas, começamos a procurar, naturalmente, sinais que indiquem o que é permitido e o que não é. Dessa forma podemos moldar nosso comportamento para nos adequarmos ao grupo. Isso é normal.

Porém, há pessoas que parecem ter um caráter diferente de acordo com o grupo. Por exemplo: o indivíduo pode ser extremamente educado no trabalho, mas grosseiro e rude em casa.  Extremamente ético em suas amizades, mas não tão ético assim com seus colegas de trabalho. E o que dizer da forma com que se comporta na família? É um reflexo de o comportamento que tem em outros lugares ou é completamente diferente?

Se você apresenta valores divergentes dos grupos que atua, frequentemente irá guardar para si muitos pensamentos, e para esconder esses pensamentos terá que desenvolver um comportamento que não levantará suspeitas. É por isso que apresentamos essa diferença de comportamento nos grupos.

Não seria mais agradável ser coerente com todas as pessoas?  Dizer o que pensa sem sofrer?

Não é necessário ser grosseiro. Dizer o que sente depende muito da forma como é dito. Quando temos coerência, geramos empatia, evidenciamos quem somos na essência e isso gera verdadeira intimidade emocional com aquelas pessoas que de fato valem a pena em nossas vidas.

Para que isso aconteça você precisa conhecer seus valores pessoais e aprender a agir segundo eles. É o caminho para uma vida social mais feliz.

Créditos da imagem: Jim Carrey interpretando Conde Olaf no filme “Desventuras em Série”.

Adriana Ferrareto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado

Conheça a Adriana

Sou a Adri

Especialista em talentos humanos e estou aqui para despertar e fortalecer pessoas a usarem naturalmente suas potencialidades com autonomia, para se sentirem mais realizadas com seu trabalho e tenham uma vida mais leve e equilibrada.
MAIS SOBRE MIM →

Siga a Adri

Receba a Newsletter

Inscreva-se pelo formulário abaixo e faça parte da newsletter.

O Podcast

Saiba mais sobre
seus Talentos

Conheça a sua sequência única dos 34 Talentos Humanos e aprenda a transformá-los em Pontos Fortes

Abra espaço para sua performance natural

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto e receba novos materiais sobre gestão de carreira com base em pontos fortes.

acompanhe a Adri no Insta

@adriana_ferrareto

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram