Você fica mal quando um colega se dá bem?

EM
17 de outubro de 2015
|
por
Adriana Ferrareto
Compartilhe

ficamalcomafelicidadeFazer parte de um grupo de amigos ou colegas de trabalho envolve saber dividir recursos como tempo, espaço, energia e motivação. E também emoções intensas como raiva, medo, desesperança e desconfiança.

Um influencia o outro e assim, nossas teias de relacionamento são formadas.

É muito comum os amigos e colegas serem excelentes companheiros na hora de dividir as coisas ruins. Acolhem, ouvem e aconselham, ajudando a gente a passar pelas situações mais difíceis. Porém, muitos não sabem aceitar as vitórias dos outros.

Se você fica incomodado quando algum colega vibra e comemora uma conquista, você precisa entender o porquê disso.

Será que no fundo você acha que deveria ser você o vitorioso na situação?

Não esqueça que suas reações negativas ou destrutivas, por mais nefastas que possam parecer, são parte de você. E sim, o sentimento de raiva pela vitória do amigo surge, porque no fundo seu ego está sofrendo por não ter o reconhecimento que acha merecer, ou o resultado que quer ter.

Talvez seja uma boa oportunidade para refletir sobre isso e entender que partes da sua personalidade precisam de mais atenção para que não projetem mais raiva e inveja nas vitórias alheias.

Quando você entender essas questões e for capaz de equilibrar suas emoções, poderá desfrutar da vitória de seus amigos com tanta energia como eles, sabendo quais os momentos certos de ser protagonista ou ser coadjuvante.

O caminho não é sentir vergonha por suas emoções “ruins”. É mudar sua percepção, incorporando cada emoção como parte importante de sua personalidade.

Créditos da imagem: Lauren Berk

Adriana Ferrareto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado

Conheça a Adriana

Sou a Adri

Especialista em talentos humanos e estou aqui para despertar e fortalecer pessoas a usarem naturalmente suas potencialidades com autonomia, para se sentirem mais realizadas com seu trabalho e tenham uma vida mais leve e equilibrada.
MAIS SOBRE MIM →

Siga a Adri

Receba a Newsletter

Inscreva-se pelo formulário abaixo e faça parte da newsletter.

O Podcast

Saiba mais sobre
seus Talentos

Conheça a sua sequência única dos 34 Talentos Humanos e aprenda a transformá-los em Pontos Fortes

Abra espaço para sua performance natural

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto e receba novos materiais sobre gestão de carreira com base em pontos fortes.

acompanhe a Adri no Insta

@adriana_ferrareto

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram