Artigo sobre estilos de liderança

EM
16 de fevereiro de 2024
|
por
Adriana Ferrareto
Estilos de liderança Existem vários estilos de liderança que devem ser levados em consideração, segundo  – Daniel Goleman HBR 2000, em Inteligência Emocional.: Coercivo – exige obediência imediata. Mensagem – faça o que eu digo. Competência de IE (inteligência emocional) – motivado para conseguir, iniciativa, autocontrole. Quando usar – momentos de crise, funcionários problemáticos. Impacto no clima – negativo. Mobilizador – […]
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Estilos de liderança

Existem vários estilos de liderança que devem ser levados em consideração, segundo  – Daniel Goleman HBR 2000, em Inteligência Emocional.:

Coercivo – exige obediência imediata.

Mensagem – faça o que eu digo.

Competência de IE (inteligência emocional) – motivado para conseguir, iniciativa, autocontrole.

Quando usar – momentos de crise, funcionários problemáticos.

Impacto no clima – negativo.

Mobilizador – mobiliza pessoas em direção à visão.

Mensagem – venham comigo.

Competência de IE – autoconfiança, empatia, gerador de mudanças.

Quando usar – quando a mudança requer uma nova visão, uma direção mais clara.

Impacto no clima – o mais positivo.

Afiliativo – cria harmonia e ligação emocional.

Mensagem – as pessoas em primeiro lugar.

Competência de IE – empatia, relacionamentos, comunicação.

Quando usar – curar rixas em times, motivar em momentos de estresse.

Impacto no clima – positivo.

Democrático – cria consenso através de participação.

Mensagem – o que você acha?

Competência de IE – colaboração, liderança de time, comunicação.

Quando usar – para conseguir consenso, influência, para ter mais input.

Impacto no clima – positivo.

Marca-passo  – impõe padrão alto de performance.

Mensagem – faça o que eu faço, agora.

Competência de IE – motivado para conseguir, iniciativa.

Quando usar – para ter resultados rápidos de uma equipe altamente motivada e competente.

Impacto no clima – negativo.

Treinador – desenvolve pessoas para o futuro.

Mensagem – experimente isso.

Competência do IE – desenvolve os outros, empatia e autoconsciência.

Quando usar – para ajudar o funcionário a melhorar a performance ou a desenvolver qualidades a longo prazo.

Impacto no clima – positivo.


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O importante é sempre se manter atualizad@!

Adriana Ferrareto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado

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Especialista em talentos humanos e estou aqui para despertar e fortalecer pessoas a usarem naturalmente suas potencialidades com autonomia, para se sentirem mais realizadas com seu trabalho e tenham uma vida mais leve e equilibrada.
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