Existem vários estilos de liderança que devem ser levados em consideração, segundo – Daniel Goleman HBR 2000, em Inteligência Emocional.:
Coercivo – exige obediência imediata.
Mensagem – faça o que eu digo.
Competência de IE (inteligência emocional) – motivado para conseguir, iniciativa, autocontrole.
Quando usar – momentos de crise, funcionários problemáticos.
Impacto no clima – negativo.
Mobilizador – mobiliza pessoas em direção à visão.
Mensagem – venham comigo.
Competência de IE – autoconfiança, empatia, gerador de mudanças.
Quando usar – quando a mudança requer uma nova visão, uma direção mais clara.
Impacto no clima – o mais positivo.
Afiliativo – cria harmonia e ligação emocional.
Mensagem – as pessoas em primeiro lugar.
Competência de IE – empatia, relacionamentos, comunicação.
Quando usar – curar rixas em times, motivar em momentos de estresse.
Impacto no clima – positivo.
Democrático – cria consenso através de participação.
Mensagem – o que você acha?
Competência de IE – colaboração, liderança de time, comunicação.
Quando usar – para conseguir consenso, influência, para ter mais input.
Impacto no clima – positivo.
Marca-passo – impõe padrão alto de performance.
Mensagem – faça o que eu faço, agora.
Competência de IE – motivado para conseguir, iniciativa.
Quando usar – para ter resultados rápidos de uma equipe altamente motivada e competente.
Impacto no clima – negativo.
Treinador – desenvolve pessoas para o futuro.
Mensagem – experimente isso.
Competência do IE – desenvolve os outros, empatia e autoconsciência.
Quando usar – para ajudar o funcionário a melhorar a performance ou a desenvolver qualidades a longo prazo.
Impacto no clima – positivo.
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O importante é sempre se manter atualizad@!
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