Não deixe a arrogância atrapalhar seu talento

EM
29 de abril de 2024
|
por
Adriana Ferrareto
Adriana Ferrareto - Edição #007
Compartilhe:

Não entendo, sempre me preparo meticulosamente para as reuniões, faço pesquisas aprofundadas e trago informações relevantes. Afinal, contra fatos e dados não há argumentação, não é mesmo? No entanto, não consigo ser compreendido; as pessoas não me entendem. Como isso é possível?

Essas foram as declarações de um executivo com quem trabalhei em um processo de coaching há algum tempo. Esta pessoa, inteligente, tinha uma paixão por investigar as causas e os porquês das situações, sem deixar escapar detalhe algum.

No entanto, o gestor e o RH da empresa que me contrataram para realizar o coaching percebiam algo diferente: uma certa arrogância nas reuniões, uma postura crítica exacerbada, como se estivesse constantemente tentando provar que estava certo, e todos os outros, errados.

Eles relatavam que ele não aceitava bem o feedback, além de não perceber o impacto negativo que sua atitude causava nos demais.

Mas por que ele tinha uma percepção de sua capacidade analítica super positiva, enquanto os demais não viam da mesma forma?


mesmo que esteja certo(a), não seja arrogante

Mentalidade Fixa

Este tópico é tão relevante que se tornou objeto de estudo de pesquisadores interessados em entender as bases do comportamento humano.

Carol Dweck, uma renomada psicóloga, observa: "Alunos que são bem dotados e talentosos, e que recebem constantes elogios, estão entre os que mais correm o risco de desenvolver uma mentalidade fixa, permanecendo estagnados. Isso ocorre porque são elogiados pelo que são (talentosos e bem dotados) em vez de pelo que fazem (o impacto que geram)" - (Dweck, 2006; 2013).

Associando isso ao caso do meu cliente, ele provavelmente foi elogiado por sua abordagem lógica e crítica, por seu pensamento objetivo. Acostumado a ouvir o quanto isso era positivo, ele aprendeu que, para manter essa impressão intacta, deveria evitar ouvir os outros sobre o impacto negativo que suas ações imaturas poderiam ter.

Temem e evitam o feedback, pois isso pode prejudicar sua preciosa autoimagem positiva. Podem se sentir melhor no curto prazo, mas ficarão rapidamente para trás na performance real

Isso fomenta uma mentalidade fixa, impedindo a pessoa de se expor à opinião alheia e à possibilidade de aprender com os fracassos.

Foi necessário que eu, alguém externo à organização, pudesse evidenciar como funcionavam os talentos dessa pessoa e as barreiras que estavam impedindo seus relacionamentos na empresa e seu crescimento profissional.

Descobrir seus talentos é apenas o começo da jornada. É fundamental maximizar o uso adequado desses talentos e compreender profundamente como funcionam.


é preciso saber que você vai encontrar barreiras aos seus talentos

Talento Analítico Imaturo e Suas Barreiras

Os talentos podem às vezes tornar as pessoas vulneráveis a seus próprios pensamentos e comportamentos, bem como às perspectivas alheias. Quando um talento ainda não está maduro, pode encontrar barreiras.

Uma barreira ao talento é um termo usado para descrever quando um talento é erroneamente subestimado e rejeitado como uma fraqueza.

Consideremos as barreiras ao talento analítico e suas vulnerabilidades:

  • Buscam fatos e dados para chegar a uma conclusão única.

  • Servem ao ego: "Eu estou certo e você está errado!"

  • A conclusão é cientificamente certa e a sua é baseada em "achismo".

  • Tendem a ter dificuldade em perceber que situações envolvendo sentimentos e emoções não são necessariamente mensuráveis com dados.

  • São excessivamente críticos.

  • Podem se paralisar pelo excesso de análise.

  • Fazem muitas perguntas.

  • Podem ser indelicados, ríspidos e resistentes.

  • Nunca estão satisfeitos com a resposta.

O cérebro é uma máquina de fazer conclusões precipitadas.

Para não se precipitar nas conclusões, sugeri a meu cliente que fizesse anotações e começasse a "pensar sistematicamente" sobre as barreiras acima.

Ao tentar explicar suas próprias barreiras aos talentos, percebeu lacunas em sua linha de raciocínio, a falta de coerência entre o que pensava e como transmitia essas ideias para as pessoas.

Quando compreendeu essas barreiras, muitas coisas começaram a fazer sentido. Ele começou a se perceber de uma forma muito semelhante a como as pessoas o viam. Finalmente entendeu o impacto que causava nas pessoas, mesmo sendo alguém com tanto talento.

Mas como fazer para tornar um talento maduro? Continue lendo…


Não ofusque o brilho dos outros

ego e vaidade predominam nessa cozinha

Pense no exemplo de alguém que cozinha muito bem. Se essa pessoa cozinha apenas para si, essa habilidade não se manifesta nem é aperfeiçoada.

No entanto, quando permite que outras pessoas desfrutem de suas criações, o talento se torna público e o cozinheiro pode ser reconhecido como verdadeiramente habilidoso.

Continuando com a analogia do cozinheiro, imagine um Chef de cozinha que lidera uma equipe em seu restaurante e aspira a conquistar uma estrela Michelin, um símbolo de excelência culinária e prestígio.

Se o Chef busca o prestígio apenas para si, sem tratar a equipe com respeito ou permitir que os profissionais expressem sua criatividade, mesmo possuindo grande talento, sua atitude pode indicar que o ego e a vaidade predominam.

No entanto, se ele usa seus talentos para envolver positivamente seu time, transforma suas habilidades em pontos fortes, com maturidade e respeito pelos outros.

O mesmo aconteceu com meu cliente em questão. Ele usava o poder analítico para provar que estava certo, mas não envolvia as pessoas nesse processo.

Esquecia-se de que as pessoas tinham outros talentos que eram complementares ao dele e que poderiam trazer grandes contribuições para as análises e discussões.

Note que o que era para ser visto como algo muito bom , acabava por se tornar um obstáculo nas relações de trabalho.

Foi então que usamos algumas ações para aprimorar e amadurecer o uso desse talento, para que todos se beneficiassem disso.


Talento Maduro vira um Ponto Forte

Quando um indivíduo que possui o talento analítico e o utiliza com maturidade, ele consegue capturar os sentimentos dos indivíduos como se fossem dados.

A Gallup chama isso de "feelings are facts" (sentimentos são fatos), conseguindo medir o subjetivo e levando em consideração os sentimentos das pessoas que não têm o mesmo talento analítico.

Sabem perguntar sem ofender, demonstrando apenas o desejo de entender o ponto em questão, sem confrontar ou questionar a competência alheia.

Essas pessoas aprendem a processar os dados enquanto ouvem, trazendo clareza e síntese que beneficiam toda a equipe.

Talvez o essencial seja compreender que a excelência do talento é atingida quando ele é praticado e utilizado em favor de outras pessoas.

Para lapidar um talento, várias ações podem ser adotadas. Aqui estão algumas:

  • Escolha trabalhos que permitam analisar dados, encontrar padrões ou organizar ideias.

  • Participe das etapas iniciais de planejamento com um grupo em novas iniciativas ou projetos, avaliando a viabilidade e direção do plano antes que avance muito.

  • Desenvolva suas habilidades analíticas compartilhando ideias com os melhores especialistas na sua área.

  • Converse com pessoas que possuem empatia. Suas ideias e intuições podem ser difíceis de medir, mas frequentemente suas avaliações são precisas e valiosas.

  • Reserve tempo toda semana para analisar os problemas que sua equipe e organização enfrentam. Este tempo dedicado permite que você aplique sua lógica e adquira conhecimentos que resultarão em soluções eficazes.


Motivações, Emoções e Ações

Depois de um trabalho extenso sobre os talentos deste meu cliente e de exercitar a mentalidade de crescimento, seu talento analítico se tornou sua grande força, e as pessoas passaram a admirá-lo por isso.

Ele conseguia ser lógico e objetivo em suas abordagens, sem perder a gentileza e o respeito pelos demais. Aproveitou suas habilidades analíticas para criar relatórios mais significativos e úteis, simplificando os dados, facilitando assim a vida das demais pessoas.

Ele encontrou formas de simplificar temas complexos, e quando as pessoas estavam emocionalmente envolvidas, trazendo confusão para a tomada de decisões, seu pensamento objetivo trazia clareza para essas situações.

Aprendeu a respeitar sua necessidade de tempo para pensar, tornando-se seu próprio guardião dessa prática.

Passou a ouvir as pessoas mais atentamente e, mesmo quando dispunha dos dados, a utilização das informações era feita de maneira harmoniosa. A forma como pensava, sentia e se comportava amadureceu, beneficiando tanto a ele quanto às pessoas ao seu redor.


Buscar feedback das pessoas e não evitá-lo é a primeira virtude de qualquer pessoa que deseje aprender e crescer

Mentalidade de Crescimento e o Círculo do Retorno

A história dele é uma lição valiosa para todos nós. Independentemente do talento que possuímos, devemos adotar uma mentalidade de crescimento, que é diferente da mentalidade fixa.

Enquanto a mentalidade fixa evita o feedback, a mentalidade de crescimento nos motiva a nos tornarmos melhores naquilo que fazemos.

Buscar feedback das pessoas e não evitá-lo é a primeira virtude de qualquer pessoa que deseje aprender e crescer. O indicador mais confiável de sucesso no longo prazo é a adoção de uma mentalidade de crescimento.

Todos devemos buscar feedback sobre o impacto que geramos nos outros com nossos talentos. Podem existir barreiras a esses talentos que não percebemos e que prejudicam nossas relações e nosso ambiente de trabalho.

O ganho que se obtém ao estar disposto a ouvir os outros e aprimorar a forma como interagimos é imenso.

Convide alguém em quem confia que será respeitoso mas ao mesmo tempo, sincero o suficiente para lhe dizer sobre seu impacto no dia a dia.

Não vale ficar se justificando diante da resposta da pessoa. Escute, acolha, agradeça o fato de se importar com você e lhe dizer exatamente o que ela vê como necessidade de melhoria, dê-se um tempo para “digerir” o que ouviu, faça suas anotações e busque formas de diariamente implementar pequenas e significativas mudanças.

Esse cuidado de buscar feedback, somado a constãncia de sempre buscar melhorar algo em si, elevará seus talentos a maestria, causará um impacto positivo nas pessoas e nas organizações por onde você passar.

Abraço afetuoso,

Adri


Oportunidade

Para esse mês de maio, tenho apenas 3 vagas para Avaliação de Talentos: Um aprofundamento personalizado na avaliação de talentos comigo, que sou uma coach de pontos fortes certificada pela Gallup.

Dois encontros online via Zoom com duração de 2 horas cada. Aprenda a utilizar seus 10 talentos dominante. Entenda como a sua combinação única de talentos diz muito a respeito do seu comportamento Descubra seus porões de talento e aprenda a reduzir a autossabotagem.

Se quiser mais informações, me manda uma mensagem aqui


👀 Meu Olhar curioso da semana

📚 (1) O que estou estudando

🎥 (2) O que estou assistindo:

  • Star Wars

    Assisti alguns filmes na juventude e resolvi agora, depois de tantos anos, rever a saga Star Wars. Ficção científica criada por George Lucas em 1977. A história se passa em uma galáxia muito, muito distante. Sendo o tema central, a luta entre o bem e o mal, representados pelos Jedi e pelos Sith.

  • Hoje consigo entender bem mais a questão entre luz e sombra que enfrentamos durante nossa vida. Acredito até que tenha relação com o artigo de hoje.


🧠 Continue sua jornada comigo:


🛠 Ferramenta para escrever e gerenciar essa news

Uso a ferramenta Beehiiv para produzir essa news. Caso também queira escrever sua news, recomendo muito essa ferramenta.


Poder fazer essas trocas com vocês tem sido muito prazeroso. Gosto muito desse espaço em que temos um pouco mais de tempo para refletir sobre assuntos de autodesenvolvimento.

Me envia uma mensagem comentando o que achou desta news e se deseja ver por aqui algum tema especifico.

Powered by beehiiv

Adriana Ferrareto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado

Conheça a Adriana

Sou a Adri

Especialista em talentos humanos e estou aqui para despertar e fortalecer pessoas a usarem naturalmente suas potencialidades com autonomia, para se sentirem mais realizadas com seu trabalho e tenham uma vida mais leve e equilibrada.
MAIS SOBRE MIM →

O Podcast

Saiba mais sobre
seus Talentos

Conheça a sua sequência única dos 34 Talentos Humanos e aprenda a transformá-los em Pontos Fortes

Abra espaço para sua performance natural

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto e receba novos materiais sobre gestão de carreira com base em pontos fortes.

acompanhe a Adri no Insta

@adrianaferraretocoach

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram