Como o teste Roda da Vida pode ajudar você a consertar as coisas

EM
11 de outubro de 2018
|
por
Adriana Ferrareto
Você sabia que tem um jeitinho especial de usar os resultados do seu teste Roda da Vida para desenvolver determinadas áreas da sua vida, utilizando seus talentos e seus pontos fortes? O teste Roda da Vida, aquele que dá uma pontuação para cada área da sua vida, não pode ser utilizado como única ferramenta de […]
Compartilhe:

Você sabia que tem um jeitinho especial de usar os resultados do seu teste Roda da Vida para desenvolver determinadas áreas da sua vida, utilizando seus talentos e seus pontos fortes?

O teste Roda da Vida, aquele que dá uma pontuação para cada área da sua vida, não pode ser utilizado como única ferramenta de análise pessoal. Ele também não é uma forma de julgar o seu desempenho como profissional, amigo, familiar ou cônjuge.

Quando utilizado da maneira errada, o teste Roda da Vida pode trazer ainda mais insatisfação para quem esteja com dificuldades em determinadas áreas.

O grande erro é querer "consertar" todas as áreas da vida, mas quem disse que você precisa de conserto?

O que o teste Roda da Vida realmente mostra

O Roda da Vida coloca você no centro de um círculo dividido em eixos, cada um representa uma área estruturante de nossa vida. São áreas que, se deixamos de lado, "nos tiram do centro". É uma representação visual de como está cada parte da vida.

Quando você se sente deslocado, desequilibrado ou fora de sintonia, o teste Roda da Vida pode ajudar a mostrar o que está errado. Porém, uma área da vida afeta a outra, por isso é essencial escolher apenas uma área e nela focar suas energias.

A Roda da Vida é como uma bússola para quem está perdido na floresta, indicando a direção a seguir.

Depois de um tempo e do seu investimento, seja por leituras, cursos, novas atitudes e hábitos, você pode fazer o teste novamente, para ver se está tudo certo dessa vez. Ou talvez nem precise, pois você estará enfim se sentindo centrado.

E assim é a vida, hora estamos fora do eixo, hora estamos mais perto dele... A grande diferença é se você tem ou não as ferramentas para colocar sua vida nos eixos com agilidade e pouco esforço, evitando sofrimentos.

Com o resultado em mãos, como agir?

A primeira coisa a se fazer é escolher a área da vida que precisa de mais atenção.

Depois, você precisa conhecer seus valores ou virtudes pessoais das quais não abre mão, são aquelas opções pessoais que definem o seu modo particular de fazer as coisas. No meu caso, por exemplo, meus valores pessoais são justiça e fraternidade.

Isso significa que tudo o que eu fizer para melhorar determinada área da vida será pautado por esses dois valores.

O terceiro passo é conhecer os seus talentos pessoais. Será que algum talento seu está no porão e isso está trazendo resultados negativos nessa área da sua vida?

Seus talentos pessoais combinados darão as ferramentas de que você precisará para o novo plano de ação que sua vida merece e precisa.

Abraço afetuoso,

Adriana Ferrareto


P.s: Lembre que existem várias maneiras de se manter atualizado com os conteúdos que crio.

Você pode:

Adriana Ferrareto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado

Conheça a Adriana

Sou a Adri

Especialista em talentos humanos e estou aqui para despertar e fortalecer pessoas a usarem naturalmente suas potencialidades com autonomia, para se sentirem mais realizadas com seu trabalho e tenham uma vida mais leve e equilibrada.
MAIS SOBRE MIM →

O Podcast

Saiba mais sobre
seus Talentos

Conheça a sua sequência única dos 34 Talentos Humanos e aprenda a transformá-los em Pontos Fortes

Abra espaço para sua performance natural

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto e receba novos materiais sobre gestão de carreira com base em pontos fortes.

acompanhe a Adri no Insta

@adrianaferraretocoach

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram