Talento Individualização

EM
31 de março de 2021
|
por
Adriana Ferrareto
Compartilhe

domínio Relacionamento

Metáfora do diretor de elenco

“Todo homem [...] é um ser único, presente apenas uma vez na terra; e nenhuma oportunidade extraordinária permitirá que tal obra de diversidade maravilhosamente pitoresca [...] seja reunida uma segunda vez.” - Friedrich Nietzsche, filósofo

Gosto demais desse talento Individualização, talvez por ser o 1º entre os meus 10 talentos dominantes. Noto por experiência com clientes que têm esse talento também, e por meio da minha observação dos fatos, que é comum quem tem esse talento ser impaciente com generalizações, do tipo "todo mundo que se comunica bem pode trabalhar em vendas". 

Tudo bem que facilita muito ter uma boa comunicação, mas a pergunta é: será que por ter uma boa comunicação, significa que a pessoa goste da arte das vendas? 

Por incrível que possa parecer, a maioria das pessoas que tem Comunicação como talento, não necessariamente gosta de vendas. Viu só porque me incomodo com generalizações?

Poderia citar uma lista delas aqui. Mas vou me ater ao fato de que a pessoa que tem Individualização tem maior facilidade em perceber o quanto é ruim usar de generalizações, agrupamentos ou “tipos”.

Pessoas com talento Individualização dominante têm como se fosse um radar ligado, que filtra ou observa instintivamente o estilo, a motivação, o modo de pensar de cada pessoa e como ela constrói seus relacionamentos.

Isso é tão notório, que essas pessoas costumam acertar na escolha dos presentes de aniversário; sabem diferenciar pessoas que preferem ser elogiadas em público das que detestam isso. Não à toa, esse talento pertence a um domínio chamado Relacionamento. Pense no quanto essa característica singular, quando bem aplicada, favorece na construção das relações.

Sabe aquele professor(a) legal que você admira e que sempre adaptava seu estilo de ensinar, para acomodar à necessidade dos que precisam de demonstração “passo a passo” e a dos que querem apenas “ir descobrindo pelo caminho”? Provavelmente ele tenha o talento Individualização.

Se você tem esse talento entre os 10 dominantes, talvez seja fácil para você responder prontamente as seguintes questões:

  • Me fale dos seus 3 melhores amigos. O que há de peculiar em cada um deles?
  • Quem é ou foi seu gerente favorito? Me fale sobre ele.
  • Você já ajudou outras pessoas a aproveitar seu potencial máximo? Quando? O que aconteceu?
  • Como você identifica os pontos fortes nas pessoas? Você acha que consegue identificar as necessidades ou os desejos exclusivos de seus clientes internos e externos?

Viu só como quem tem esse talento tem uma lente de mundo (percepção das coisas e pessoas) muito particular?

Pense em como você pode usar isso em sua carreira. Imagine que se além do Individualização você também tenha o Desenvolvimento e o Organização, você terá potencial para gerência ou supervisão. Faz sentido pra você isso?

Agora junte Individualização com Comando e Carisma (só vale se você tiver esses talentos entre os dominantes), essa combinação de talentos é muito eficiente em transformar prospectos em clientes.

Note que interessante, enquanto outros buscam a “estrutura ou o processo” perfeitos, os que têm Individualização, sabem instintivamente que o segredo para uma excelente equipe é escolher de acordo com os pontos fortes individuais para que cada um faça aquilo em que é melhor. Lindeza isso, não?

Adriana Ferrareto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado

Conheça a Adriana

Sou a Adri

Especialista em talentos humanos e estou aqui para despertar e fortalecer pessoas a usarem naturalmente suas potencialidades com autonomia, para se sentirem mais realizadas com seu trabalho e tenham uma vida mais leve e equilibrada.
MAIS SOBRE MIM →

Siga a Adri

Receba a Newsletter

Inscreva-se pelo formulário abaixo e faça parte da newsletter.

O Podcast

Saiba mais sobre
seus Talentos

Conheça a sua sequência única dos 34 Talentos Humanos e aprenda a transformá-los em Pontos Fortes

Abra espaço para sua performance natural

Assine a newsletter da Adriana Ferrareto e receba novos materiais sobre gestão de carreira com base em pontos fortes.

acompanhe a Adri no Insta

@adriana_ferrareto

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram