Etiqueta corporativa ao enviar e-mails

EM
23 de agosto de 2021
|
por
Adriana Ferrareto
Ao escrever um e-mail, pense no seguinte: título claro e que faça sentido, que facilite a compreensão de quem recebe e futuras buscas pelo assunto só copie no e-mail pessoas que estão diretamente relacionadas ao tema e que precisam ter alguma ação específica texto objetivo mas com educação e profissionalismo corrija os possíveis erros evite […]
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Ao escrever um e-mail, pense no seguinte:

  • título claro e que faça sentido, que facilite a compreensão de quem recebe e futuras buscas pelo assunto
  • só copie no e-mail pessoas que estão diretamente relacionadas ao tema e que precisam ter alguma ação específica
  • texto objetivo mas com educação e profissionalismo
  • corrija os possíveis erros
  • evite excessos de exclamações, interrogações, negritos, etc (isso passa uma mensagem que nem imaginamos para o interlocutor)
  • se tiver de escrever algo difícil, deixe o texto pronto e não envie. Procure ter um distanciamento emocional. Ao ler o texto novamente, no dia seguinte, provavelmente, você irá lapidar a forma de escrever algo, ponderando o impacto que a mensagem poderá causar.
  • combine com as pessoas para não te copiarem nos e-mails se não for necessário. É importante que elas saibam que se você for posto em cópia apenas para conhecimento, você não irá ler o e-mail. Sei que parece radical, mas precisamos "educar" as pessoas a serem mais estratégicas. Se o tema for para você tratar diretamente, aí sim o e-mail deve ser encaminhado à você.
  • nada de encaminhar um e-mail com assuntos muito urgentes, jogando a batata quente no colo do outro e seguir com a vida. Se o assunto é urgente, ligue para a pessoa ou se possível fale pessoalmente, isso evita muitos desencontros e mostra consideração da sua parte.
  • Seja educado quando envia e-mail para alguém que não conhece e não fique cobrando caso a pessoa não responda, isso é muito inconveniente.
  • por último, porém não menos importante, se puder ter algum lugar na nuvem onde coloca ali um projeto, compartilhe com as pessoas envolvidas informações relevantes e coloca ali, mensagens de forma assíncrona, você conseguirá evitar o envio de uma quantidade enorme de e-mails para as pessoas, sem dizer, que vai organizar tudo por tema / projeto. Se quiser saber mais a respeito de comunicação assíncrona, leia esse artigo aqui.

Abraço afetuoso,

Adriana

Adriana Ferrareto

Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado

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Especialista em talentos humanos e estou aqui para despertar e fortalecer pessoas a usarem naturalmente suas potencialidades com autonomia, para se sentirem mais realizadas com seu trabalho e tenham uma vida mais leve e equilibrada.
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