Muitos profissionais são considerados líderes pois alcançam grandes resultados nas organizações. Mas quando pensamos no conceito de que líderes precisam ter "seguidores", uma pergunta surgiu: caso os funcionários tivessem escolha, continuariam "seguindo" esse líder? A resposta da maioria das pessoas foi: NÃO.
Isso indica, que pouco são gestores de verdade que se importam com pessoas, além de gerar os resultados necessários.
Uma longa pesquisa da Gallup identificou que os colaboradores tem as seguintes necessidades que precisam ser observadas por seus gestores:
1. que criem um ambiente de confiança mútua e real
2. que tenham compaixão genuína
3. que tenham estabilidade e consistência
4. e que saibam gerar esperança com visão de futuro
Já não é sem tempo a necessidade de termos esse tipo de gestor à frente do desenvolvimento de grandes times.
Quais tem sido os critérios para se promover alguém para ser líder?
Gravei um episódio no Podcast Escola de Carreira onde detalho mais cada um desses aspectos. Convido você a ouvir e refletir sobre o tema.
Abraço,
Adriana
Strengths Coach certificada pelo Gallup® Institute
Executive Coach Certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI)
Certificação Internacional em Coaching Integrado